Rua Estela 515, Bloco B - Cj 62 - Paraíso - CEP 04011-904 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 5572.9070  -  5573.9835

Selo Aberc: O que é?


O SELO ABERC de Qualidade EMPRESARIAL - SAQ - HISTÓRICO

Depois de cinco pré-lançamentos em capitais brasileiras do Sul, Sudeste e Nordeste, o que exigiu um trabalho hercúleo da entidade, de vice-presidentes regionais e dos profissionais envolvidos com o workshop "Alimentação: uma questão de vida ou morte", o Selo ABERC de Qualidade Empresarial já é uma realidade desde 5 de Outubro de 1999, quando foi lançado oficialmente em São Paulo, no Club Transatlântico.
Possível adiantar que o Selo ABERC de Qualidade Empresarial, denominado SAQ , foi bem aceito no universo da alimentação fora do lar, inclusive e por essa razão recebeu o PRÊMIO DESTAQUE 2000 da revista Nutrinews.
Foi uma festa bonita, organizada, concorrida, com a presença do economista Walter Barelli, secretário do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, representando o governador Mário Covas, e do deputado federal Max Rosenmann, que representou o presidente da Câmara Federal, Michel Temer. Que veio coroar de êxito os três anos de dedicação de diretores da ABERC , de várias comissões e dos associados na elaboração desse importante e necessário instrumento para fomentar o autodesenvolvimento das empresas de refeições coletivas.

Pelo interesse demonstrado até agora, tanto de prestadores como de tomadores de serviços, já é possível adiantar que o Selo ABERC de Qualidade Empresarial, denominado SAQ, foi muito bem aceito no universo da alimentação fora do lar, inclusive e por essa razão recebeu o PRÊMIO DESTAQUE 2000 da revista NUTRINEWS .
Ele veio coroar de êxito os três anos de dedicação de diretores da ABERC, de várias comissões e dos associados na elaboração desse importante e necessário instrumento para fomentar o autodesenvolvimento das empresas de refeições coletivas.


A Outorga dos 3 Primeiros SAQ (s)

Foi em 28/11/2000, perante uma seleta platéia, constituída por empresários, executivos da área de alimentação, representantes do Governo Federal e do Estado de São Paulo, foi outorgado o SAQ às empresas Nutrinor Restaurantes de Coletividade, do Ceará, LC Administração de Restaurantes, de São Paulo, e à Risotolândia Serviços de Alimentação, do Paraná, que já havia sido certificada regionalmente e, com as demais, recebeu agora a certificação em âmbito nacional.

A mesa diretora dos trabalhos foi presidida por Rogério da Costa Vieira, com a participação do Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, Sr. Marcos Arbaitman, representando o Governador do Estado, Geraldo Alckmin. Completaram a mesa: Prof. José Cezar Panetta, presidente do CODESAQ – Conselho Deliberativo do Selo ABERC de Qualidade Empresarial; Marisa L. Carvalho, diretora do Centro de Vigilância Sanitária, representando o Secretário da Saúde José da Silva Guedes e Pedro Gouveia, representando o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho Walter Barelli.

Na ocasião o presidente da ABERC assinalou que há mais de 20 selos de qualidade no Brasil, mas o SAQ é diferente: valoriza não só produtos e serviços, mas a empresa em todos os seus aspectos. Responsável pela palestra de abertura, o superintendente de Desenvolvimento da Serasa – Centralização de Serviços dos Bancos, Milton Luís Figueiredo Pereira, relatou a experiência da empresa na implantação de programa de qualidade internacionalmente reconhecido e parabenizou o setor de alimentação coletiva por estar seguindo “um caminho árduo mas altamente compensador”.

Destacou a importância de quantificar o que já se conseguiu e a perseverança em enfrentar novos obstáculos. “Investimento em qualidade é retorno certo. Há muita gente disposta a pagar por isso”, garantiu. Com critérios de auditoria considerados mais exigentes que os da ISO 9000, o Selo foi conquistado em caráter pioneiro pela Risotolândia, de Curitiba, em Dezembro de 2000, sucedida pela Nutrinor do Ceará e pela LC de São Paulo, em auditorias realizadas por empresas independentes, a primeira e segunda pela CDL - Central de Diagnósticos Laboratoriais e a terceira e quarta pela FOOD DESIGN.


 

2008 | Aberc - Todos os direitos reservados | Design by Idéia Digital