Rua Estela 515, Bloco B - Cj 62 - Paraíso - CEP 04011-904 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 5572.9070  -  5573.9835

Selo Aberc: Certificações

EMPRESAS CERTIFICADAS:

1º SAQ

RISOTOLÂNDIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA.

Foi com imensa satisfação que a COEXSAQ e a ABERC comunicaram, após reunião com todos seus membros presentes, em 28/11/2000, a homologação da associada RISOTOLÂNDIA com o primeiro SAQ.
A certificação, segundo seu presidente Carlos Antonio Gusso, " foi mais difícil que obter a ISO, apesar de ser menos burocrática ". Frise-se que a empresa deu uma atenção especial de toda sua equipe técnica e administrativa à obtenção do SAQ, comandada pessoalmente pelo seu Presidente.

A Risotolândia obteve o Selo com grande mérito, na opinião das Empresas Auditoras, pois ela tem uma complexidade de serviços que é singular, administração de 46 unidades de alimentação e nutrição, mas atendendo a 780 locais com alimentação transportada produzida na sua central de produção. Tem instalações ocupando em Araucária 6.592 m2 de área construída.

Possui, ainda mais duas unidades de apoio à produção, em Curitiba sua instalação é de 1.322 m2 e em São José dos Pinhais sua instalação é de 1.489 m2. Atende a 200.000 refeições-dia. Como o regulamento do Selo prevê que, quando a empresa solicitante tem refeições transportadas, é obrigatório auditar a Unidade de Produção Central, implicou na verificação da célula de recebimento, de pré-preparo com frigorífico (20 câmaras - uma das quais de resfriamento rápido que auxilia o Controle de Processo), de Hortifrutigranjeiros (com seu próprio semi processamento) e com Confeitaria completa para atender todas unidades.

* A preparação conta com 24 caldeiras alto clavadas de 500 litros, 15 caldeiras simples de 500 litros e 15 caldeiras simples de 300 litros.
* Com 3 Fornos combinados.
* A Expedição conta com suporte de " Hot Box" de última geração.
* Transporte é próprio com uma frota de 115 veículos rodando 315.000 Km por mês.

A distribuição das refeições nas unidades também foram auditadas segundo o relatório da CDL - Central de Diagnósticos Laboratoriais S/C Ltda sobre a auditoria de Gestão de Qualidade pode-se evidenciar as pontuações que suplantaram significativamente os mínimos exigidos para o primeiro ano. Cabe salientar que na auditoria da Elegibilidade, 1ª fase do SAQ, feita pela COAT Contabilidade, Organização e Assessoria Tributária, no relatório lê-se: " Toda a documentação para a 1ª etapa de elegibilidade foi apresentada e se encontrava de acordo com as exigências do questionário e do sistema de aprovação do SAQ " .

Saliente-se, também, que a Legislação que norteia o SAQ, que foi baseado na da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, é a mais rigorosa e completa do Brasil. A Risotolândia realizou uma revisão de procedimentos e processos para se adequar ao SAQ, num trabalho de profundo cunho técnico e tempo exíguo.

Parabéns ao nosso associado por ter sido o primeiro a conquistar o SAQ - Selo ABERC de Qualidade Empresarial, que significa a Segurança alimentar e a garantia contínua da qualidade final dos alimentos produzidos através da adequação nos procedimentos técnicos operacionais, de administração e gestão bem como de regularidade das obrigações legais e fiscais.
Para aprovação no geral, a nota atribuída à Risotolândia, foi de 88% para unidade de menor pontuação e de 95% para a maior. A outorga do SAQ foi em evento no dia 13 de dezembro de 2000, em Curitiba, na Associação Comercial do Paraná.

Diretor da empresa certificada aponta seus desafios e conquistas “Este reconhecimento é o resultado de dois anos de muita luta. Agradeço a ABERC que, com a criação deste Selo, mostrou às empresas do setor um novo caminho, às vezes espinhoso, mas o único que devemos trilhar”, disse Carlos Gusso, diretor da Risotolândia, ao receber a certificação do presidente do CODESAQ, José Cezar Panetta, que, por sua vez, confessou: “Orgulho-me de presidir uma plêiade de profissionais altamente competentes.


2º SAQ


NUTRINOR RESTAURANTES DE COLETIVIDADE LTDA

Nº de clientes: 10
Nº de refeições e serviços diariamente: 20.000 refs./dia
Nº de empregados: 300
Experiência: 5 anos
Área geográfica de atuação: Estado do Ceará
Faturamento anual: R$11.000.000,00 Depoimento - Jaime Romero de Souza - Gerente Geral da Singer

A terceirização com a Nutrinor foi uma decisão acertada, pois é uma Empresa séria, que trabalha com qualidade, e nos dá tempo para nos dedicarmos com exclusividade aos nossos produtos. Com a Nutrinor não tem desculpa, a resposta é imediata. Depoimento - Onório Rodrigues da Silva - Gerente Geral da Dakota
Acreditamos na Nutrinor, pois ela nos dá garantia de seus produtos e serviços, é nosso parceiro ideal. Nossos funcionários estão satisfeitos e produzindo muito mais coma ajuda da Nutrinor. Melhorias Realizadas

Devido à alta temperatura do Nordeste, um dos maiores desafios para obter-se a Segurança Alimentar, foram as instalações frigoríficas O transporte de matérias-primas teve que ser reestruturado para adaptar-se às normas do SAQ envolvendo investimentos significativos. Papel importante na adequação do sistema de suprimentos e transporte às normas do Selo ABERC, foi a parceria estabelecida com os fornecedores, que atenderam rapidamente as solicitações da Nutrinor.

Diretor da empresa certificada aponta seus desafios e conquistas Ilomar Guilherme Donadel, diretor comercial da Nutrinor, recebeu o selo da diretora do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), Marisa L. Carvalho, com um elogio: “Impressionante ver alguém que sai do Rio Grande do Sul, vai para o Ceará, no outro extremo do País, e com uma empresa ainda tão jovem lidera o setor na região”. “Sempre tivemos a qualidade como filosofia empresarial. Este Selo é a melhor ferramenta para encantamento do cliente, garantindo-lhe um padrão de qualidade mundial na era da globalização”, disse Donadel.

3º SAQ


LC ADMINISTRAÇÃO DE RESTAURANTES LTDA

Nº de clientes: 65
Nº de refeições e serviços diariamente: 20.000 refs./dia
Nº de empregados: 700
Experiência: 12anos
Área geográfica de atuação: SP/RJ/CE/PR
Faturamento anual: R$24.000.000,00Depoimento - Rogério Donizetti Pereira - Gerente RH Santaconstancia S/C

Em 1994, sem saber se iria dar certo ou não, a LC aceitou o desafio de montar um tipo de serviço em nossa empresa, que naquela época só existia no comércio, os famosos restaurantes por "kilo".

Hoje, 7 anos depois, graças a competência de seus profissionais, do arrojo e da filosofia de seus diretores de crescer e melhorar cada vez mais a qualidade contamos com um dos melhores serviços do mercado.Congratulações a todos os colaboradores e diretores desta empresa, considerado por nós um grande parceiro, pela conquista deste prêmio.Depoimento - Roseli Oliveira - Assistente de Gerente de R.H. Latapack - Ball Embalagens

Gostaríamos não só de parabenizar a nossa parceira LC pela conquista do Selo de Qualidade ABERC, mas também de expressar nossa confiança na qualidade de serviços desta empresa. Uma conquista como esta, reflete bem a postura empreendedora e preocupada em manter-se e crescer neste mercado cada vez mais competitivo. O Selo ABERC é para nós, cliente, a evidência do elevado nível de prestação de serviços, que vem bem ao encontro do que a Latapack-Ball procura em seus parceiros para sua atuação de sucesso no mercado.Melhorias Realizadas

Os quesitos de arrumação e limpeza com mão-de-obra bem treinados foi fator de realce na obtenção do SAQ.A satisfação dos colaboradores da LC e o seu engajamento em seguir as exigências do SAQ também foram evidenciadas.Um dos maiores problemas em uma cozinha para coletividades é o controle de temperatura. Os auditores do SAQ constataram o excelente nível desse controle. Diretor da empresa certificada aponta seus desafios e conquistas O deputado federal Max Rosenmann, que entregou o Selo a Lucílio T. Castelo de Luca, sócio-gerente da LC, disse que acompanha há vários anos o trabalho da ABERC na promoção do segmento de refeições coletivas, salientando que frequentemente é procurado em Brasília por Rogério Vieira para analisar temas de interesse do setor. Lucílio atribuiu a conquista do Selo ao empenho manifestado por todos seus colaboradores, num persistente trabalho coordenado pela gerente de qualidade da empresa Lenir Piccolotto Nori.


4º SAQ

TBK (THE BIG KITCHEN) ADMINISTRADORA DE COZINHAS INDUSTRIAIS LTDA

Constituída há 12 anos pelos irmãos Dietmar Grether e Christian Grether é a quarta empresa a conquistar o Selo ABERC de Qualidade Empresarial. Com sede em Santo Amaro (SP) e operando dentro das instalações da Down Química, a empresa fornece atualmente cerca de 430 refeições/dia, sob a coordenação da nutricionista Andréa Braune, assessorada pela técnica Luciana Leite, ambas pertencentes ao enxuto quadro de 20 colaboradores.

Qualidade é questão fundamental para as empresas, especialmente para as que atuam no setor da alimentação, disse o secretário do Trabalho e do Emprego do Estado de São Paulo, Walter Barelli, ao entregar o Selo à diretoria da empresa, durante solenidade realizada dia 30 de maio de 2001, na sede da Secretaria, em São Paulo. Rogério Vieira, presidente da ABERC, ressaltou o empenho do setor em atingir a excelência nos serviços prestados ao consumidor, acrescentando que o lançamento do Selo, no final de 99, teve exatamente o objetivo de estimular a busca de qualidade.

A TBK obteve mérito excelente na avaliação dos auditores, conquistando 92 pontos na etapa de gestão, bem acima dos 71 pontos considerados como limite mínimo. Todo o processo de certificação durou apenas seis meses. Para os diretores da TBK. Dietmar e Christian Grether, o enquadramento foi relativamente tranqüilo e rápido porque o aspecto qualidade sempre esteve incorporado à cultura da empresa desde sua fundação e porque fornece há 13 anos para uma organização como a Down Química.

 


 

2008 | Aberc - Todos os direitos reservados | Design by Idéia Digital