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Regulamento

 

REGULAMENTO

Concurso ALIMENTOS 2009/2010


 

PARTICIPAÇÃO

01. OBJETIVOS

ALIMENTOS é um CONCURSO para premiar trabalhos de pesquisa e/ou investigação técnico-profissional em alimentação. (Trabalhos não publicados anteriormente por qualquer tipo de mídia impressa). O principal objetivo do CONCURSO é gerar e divulgar novos conceitos, processos e/ou projetos de nutrição e qualidade de vida, desenvolvidos em Serviços de Alimentação em empresas ou em outros locais afins à área de alimentação ou outras atividades relativas ao binômio Nutrição-Saúde em Refeições Coletivas.

02. PESQUISAS/ INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA/ CIENTÍFICA

Os Trabalhos e Pesquisas podem ser desenvolvidos em campo ou laboratório, contanto que seus dados ou conclusões sejam comprovadamente corretos e aplicáveis. As pesquisas devem ser sempre ligadas:
- Alimentos e seus Processos (sistemas operacionais e/ou administrativos e/ou de controle) e/ou
- Alimentação-Saúde (com relação ao Setor de Refeições Coletivas)

O fundamental das Pesquisas ou Investigações é que a partir de dados claros e precisos, possam resultar em alguma aplicação para o Segmento de Refeições para Coletividades.


03. ORGANIZAÇÃO

O Concurso tem 3 componentes organizacionais:
I - COMISSÃO ORGANIZADORA responsável pela realização anual do Concurso ALIMENTOS, sendo o órgão diretivo e consultor de última instância, além de eleger o
Presidente do Concurso e a Comissão de Seleção . Seus membros, em número de 4, são indicados pela Diretoria da ABERC.
II - COMITÊ PRÊMIO ABERC ALIMENTOS , cujas atribuições são:
A) Eleger o Júri, com a seguinte composição
: 1 Presidente, 5 Titulares e 3 Suplentes, que tenham o reconhecido conhecimento nas áreas de: Refeições Coletivas, Atividades Acadêmicas e de Pesquisas, Nutrição Clínica Aplicada e em Nutrição Funcional.
B
) Recomendar ações e procedimentos para o aperfeiçoamento do Concurso.
C) Organizar “Seminário pós-Concurso” para discussão e debate dos trabalhos selecionados e apresentados em sessão pública. NOTA: Esse Comitê será composto por representantes de todos os Grupos de Trabalho, Associações e Entidades ligadas à Alimentação, que se credenciarem para tal na Secretaria da ABERC, até o dia 01/03/2010. Fazem parte dele, como membros natos: o Presidente do Concurso, o Presidente da Comissão Organizadora, o Diretor Técnico do Concurso, o Diretor Operacional da ABERC e um representante do CFN/CRN.
III - JÚRI , responsável pela atribuição de eleger o(s) ganhador(es) e classificar os melhores trabalhos do CONCURSO, em evento de exposição dos trabalhos com participação pública. Esse júri será composto pelos 5 elementos, indicados por votação pelo Comitê, e por um Presidente, indicado pela Comissão Organizadora, sendo que ao Presidente caberá o “voto de minerva”, quando necessário.


04. FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Todos os trabalhos devem ser digitados (ou datilografados) em folha A4 , com respectivos gráficos, tabelas, desenhos etc., de fácil leitura e compreensão e acompanhados de um resumo com aproximadamente 20 linhas, explicando de forma sucinta o seu objetivo, condução e conclusões.

Nos trabalhos devem ser excluídos o(s) nome(s) do(s) profissional(is) e nome da empresa ou instituição a qual pertence(m). Os trabalhos devem ser enviados em sete vias , em um envelope tipo ofício. Dentro deste envelope deve vir um outro envelope, tipo carta, lacrado, com o nome do trabalho, nome do(s) autor(es) e dados profissionais, dados de endereçamento, telefone para contato, local de pesquisa e carta de aceite de todas as condições da organização dos trabalhos pelo autor ou autores.


Caso seja trabalho de grupo deverá ser indicado o autor principal. Esta carta de aceite das condições da organização, implica na concordância total, a qual não caberá nenhum recurso de contestação ou discordância dos critérios do Júri de Seleção e Classificação dos trabalhos.

05. SELEÇÃO

A Comissão de Seleção , constituída por profissionais de renomada atuação em diversas áreas de Alimentação, da qual fazem parte pelo menos 3 componentes do Júri, fará análise prévia dos trabalhos enviados, selecionando os melhores para apresentação ao CONCURSO. Cada membro da Comissão de Seleção avaliará isoladamente cada trabalho enviado, dando seu parecer e notas, de acordo com os CRITÉRIOS do CONCURSO.

Os trabalhos que receberem o maior número de pontos serão pré-selecionados pela Comissão de Seleção para apresentação ao CONCURSO, sendo posteriormente colocados à disposição de escolas e entidades especializadas no segmento de alimentação e de formação profissional nessa área.

O trabalho vencedor poderá ser divulgado institucionalmente pela ABERC, sem interesses comerciais e sempre com referência à fonte.

06. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os Trabalhos concorrentes deverão ser elaborados exclusivamente para o Prêmio - Concurso ALIMENTOS, não sendo aceitos Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento, TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) ou outras Pesquisas desenvolvidas para OUTROS objetivos, a não ser que os mesmos sejam re-escritos, adaptados e ajustados segundo o regulamento do Prêmio ALIMENTOS.

 

07. AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DOS TRABALHOS

Constituem diretrizes técnicas para Classificação e Julgamento dos Trabalhos:
1 – Atualidade e importância do Tema - de acordo com o item 2 deste Regulamento.
2 - Desenvolvimento - composto de objetivo, metodologia, resultados, discussão e conclusão, os quais definem o corpo básico do trabalho e permitem sua aplicabilidade.
3 - Bibliografia – o trabalho deve ser embasado em artigos e pesquisas publicados por revistas científicas indexadas ou livros e manuais técnico-científicos, devendo ser utilizados como referência e orientação.

08. CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO DOS TRABALHOS

Constituem CRITÉRIOS BÁSICOS para Classificação e Julgamento dos Trabalhos:

1 - ATUALIDADE E IMPORTÂNCIA DO TEMA:

Pontuação

Aplicação Imediata (Muito importante para o Setor)

= 30 pontos

Aplicação Secundária (Pouca Importância p/ o Setor)

= 20 pontos

Sem Aplicação (Sem Importância para o Setor)

= 10 pontos

2a – DESENVOLVIMENTO/ INTRODUÇÃO:

Pontuação

Incluindo Revisão de Literatura (atualizada e pertinente ao Tema) e Justificativa que demonstrem a relevância da Pesquisa

= 30 pontos

Incluindo Revisão de Literatura (atualizada e pertinente ao Tema), porém SEM Justificativa.

= 20 pontos

Incluindo Revisão de Literatura inadequada e Ausência de Justificativa.

= 10 pontos

Ausência de Revisão de Literatura e de Justificativa.

= 00 pontos

2b – DESENVOLVIMENTO/ OBJETIVOS:

Pontuação

Objetivos CLAROS, DEFINIDOS, mensuráveis

= 30 pontos

Objetivos pouco claros e indefinidos

= 20 pontos

Objetivos confusos

= 10 pontos

SEM Objetivos

= 00 pontos

2c – DESENVOLVIMENTO/ METODOLOGIA:

Pontuação

Descrição detalhada e clara, PERMITINDO repetição e aplicação por outros interessados.

= 30 pontos

Descrição NÃO detalhada e pouco clara, NÃO PERMITINDO adequada repetição e aplicação por outros interessados.

= 20 pontos

Descrição confusa, pouco esclarecedora, INVIABILIZANDO a repetição e aplicação por outros interessados.

= 10 pontos

SEM Descrição

= 00 pontos

2d – DESENVOLVIMENTO/ DISCUSSÃO:

Pontuação

DISCUSSÃO clara, compreensível, pertinente, devidamente referendada, incluindo dados comparados com outros pesquisadores.

= 30 pontos

DISCUSSÃO pouco clara, pouco compreensível, pertinente, devidamente referendada, incluindo poucos dados comparados com outros investigadores.

= 20 pontos

DISCUSSÃO confusa, incompreensível, relativamente pertinente, não referendada, incluindo comparação de dados inconsistentes ou insuficientes.

= 10 pontos

Ausência de DISCUSSÃO

= 00 pontos

2e – DESENVOLVIMENTO/ RESULTADOS:

Pontuação

Resultados pertinentes, expostos de maneira clara, compreensível e sintética.

= 30 pontos

Resultados pertinentes, expostos de maneira pouco clara e pouco compreensível.

= 20 pontos

Resultados pouco pertinentes, expostos de maneira confusa.

= 10 pontos

Ausência de Resultados ou Resultados não pertinentes.

= 00 pontos

2f – DESENVOLVIMENTO/ CONCLUSÃO:

Pontuação

Conclusão demonstra a consecução plena dos objetivos propostos.

= 30 pontos

Conclusão demonstra a consecução parcial dos objetivos propostos.

= 20 pontos

Conclusão NÃO demonstra a consecução dos objetivos propostos

= 10 pontos

Ausência de Conclusão.

= 00 pontos

3 – BIBLIOGRAFIA:

Pontuação

Suficiente, completa, pertinente ao Tema.

= 30 pontos

Insuficiente, incompleta, nem sempre pertinente ao Tema.

= 20 pontos

Insuficiente, incompleta, e NÃO pertinente ao Tema.

= 10 pontos

Ausente.

= 00 pontos

 

 

 

09. CONCURSO E PRÊMIO

Os trabalhos selecionados serão apresentados pelos autores em plenário, na FISPAL FOOD SERVICE, dia 09 de junho de 2010 (4ª feira), no Expo Center Norte - São Paulo, sendo assistido pelo Júri do Concurso, que fará a classificação final, isoladamente, dando seus pareceres com as respectivas notas.
O prêmio ao ganhador, que ainda está sendo analisado pelos patrocinadores, deverá ser uma viagem e estadia em Buenos Aires, para participar do SIAL Mercosul (Salão Internacional da Alimentação), que deverá acontecer em agosto de 2010.

O Júri do Concurso poderá, ainda, indicar menções honrosas e destaques para trabalhos não premiados.

10. PARTICIPAÇÃO

Para participação no Concurso ALIMENTOS 2009/2010 , serão aceitos:
a) trabalhos de Autoria Individual, de profissionais com formação regulamentada por Conselho ou outra entidade oficial de classe;
b) trabalhos de Grupo, desde que tenham a indicação formal do principal autor do trabalho, com anuência expressa dos demais co-autores, pois, no caso de um trabalho de Grupo ser o vencedor do ALIMENTOS 2009/2010 , somente seu autor principal poderá ganhar o prêmio.

NOTA: Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 07 de abril de 2010, pelos Correios, via Sedex ou na Secretaria da Associação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

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