O que é necessário para uma empresa receber investimentos e crescer? Segundo Gonçalo Sá, sócio fundador da VGL – Fusões & Aquisições, o investidor observa muitos fatores, mas, principalmente, a governança dentro da organização.

Sá, que também participou do Seminário ABERC 2023 com a palestra “Criando Valor para a sua Empresa”, explicou que os investidores têm uma boa percepção quanto ao potencial do mercado de refeições coletivas no Brasil, porque existe uma combinação da importância deste serviço dentro das organizações, com o potencial de crescimento do mercado e, claro, com o valor gerado no processo de consolidação do segmento. Isso porque o restaurante dentro da empresa, gerido por empresas especializadas em refeições coletivas, é mais vantajoso economicamente para quem contrata e mais satisfatório para quem usa.

“Os investidores estão atentos à importância destes serviços para as empresas. Além de gerar enorme economia, se comparado ao fornecimento de vale-refeição ou operações próprias de cozinhas, o serviço também tem enorme importância para a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, porque quando o serviço é bom e a comida é boa, o trabalhador não quer que sejam substituídos. Por isso, o tema das refeições corporativas está no topo das prioridades do RH”.

Para Sá, a consolidação do setor é um processo natural e lógico, por conta dos diversos benefícios, tanto com aumento de receita e redução de custos e despesas, quanto aumentar a oferta de serviços oferecidos. Ao mesmo tempo, a formação de grandes líderes consolidadores aumenta a eficiência do segmento, com maior escala de compras, otimização da logística, acesso a capital mais barato para investimentos e compartilhamento de melhores práticas.

Gonçalo de Sá: “O caminho da valorização e aumento de liquidez dos negócios anda de mãos dadas com a criação de valor a longo prazo para o acionista. Assim, uma gestão voltada para este objetivo, por mais que não mire uma venda no curto prazo, estará construindo o caminho para uma futura venda de sucesso”.
Dicas para uma Empresa Vendável
1. Limitar a tomada de risco com informalidade, teses e planejamentos tributários. Colocam em xeque não apenas o M&A, mas a própria continuidade e saúde dos negócios.
2. Evitar o crescimento a todo custo, equilibrando ganho de novos contratos com obtenção de rentabilidade condizente. Concentrar-se em contratos que tragam não apenas receitas, mas também uma margem de lucro adequada.
3. Profissionalização e redução da dependência dos sócios da operação com institucionalização das relações comerciais. A presença de sistemas, processos e políticas bem definidos contribui para a estabilidade e eficiência operacional da empresa.
4. Organização da contabilidade e controles gerenciais, buscando cada vez mais refletir a realidade da empresa. Mantenha uma contabilidade precisa e controles gerenciais eficazes.
5. Evitar a concentração excessiva do faturamento em cima de poucos clientes. A dependência de poucos clientes aumenta o risco para a empresa.
« Voltar